Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

adoração parte 1

ADORAÇÃO

UMA VISÃO DA GRAÇA DE DEUS

Estrangeiros , rejeitados, excluídos
Adoradores

PARTE 01


Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;  Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas.  Amós 9:11-12


2 Cr.8: 14-15
De acordo com a ordem de seu pai Davi, designou os grupos dos sacerdotes para as suas tarefas, e os levitas para conduzirem o louvor e ajudarem os sacerdotes,
15 E não se desviaram do mandado do rei aos sacerdotes e levitas, em negócio nenhum, nem acerca dos tesouros.

Muito pouco tem se falado sobre a visão da adoração dentro do contexto da graça de Deus , por isso nesta nossa caminhada iremos estabelecer as bases sólidas da adoração junto ao nosso ministério e aquilo que Deus tem colocada em nossos corações.
Podemos iniciar este nosso estudo com base alicerçada na palavra de Deus e assim desejamos a todos que aprendem acerca deste assunto tão importante.
Não queremos que este ministério seja negligente na missão da graça de Deus que diante do desafio que temos de levar essa mensagem a toda região sul fluminense.
As passagens das Escrituras Sagradas sobre este tema dentro da visão do Novo Testamente e muito escassa , simplesmente quando a igreja se reunia inicialmente no templo seguindo a tradição judaica de adoração que consistia basicamente nos seguintes termos:
1. Recitação da Confissão de Israel (Shema = ouve).
2. Oração de arrependimento.
3. Leitura do VT A Lei era lida todos os sábados. Como o povo não dominava mais o hebraico, vinham os targuns (interpretação da Lei).
4. O chefa da sinagoga fazia exortação ou convidava alguém para fazê-lo. Aqui Paulo aproveitava para pregar.
5. A liturgia terminava com uma oração e com a bênção ordenada por Deus aos filhos de Arão (Nm 6:24-26) feita por um sacerdote.
Ou seja com a expulsão dos chamados cristãos das sinagogas , a igreja começou a se reunir em casa e chegando ate os tempos atuais nos templos.
No entanto a  figura do edifício , local de adoração , começou a se formar seguindo a visão davídica em que muitos se baseiam sua adoração.
Acredito que neste contexto temos um divisor de águas muito importante porque o conceito de adoração davídica e um termo muito limitado ante a visão real da graça de Deus.
Deus sempre quis que o tabernaculo fosse erguido como um local de adoração para todos os povos.

Is.56
6 Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,
7 também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.
 8 Assim diz o SENHOR Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda congregarei outros aos que já se acham reunidos.


A vontade divina ainda continua a prevalecer ate os dias de hoje , termos um local (edifício) que se constitua com o propósito de adoração ao Senhor onde os estrangeiros e gentios sejam atraídos por Deus para com o objetivo de apresentar os seus sacrifícios e holocaustos ao Senhor.
Sabemos que vivemos na nova aliança e já cessou os holocaustos e sacrifícios no templo.
No entanto o principio da adoração continua o mesmo, ou seja , o templo serve como local onde os estrangeiros deverão se reunir com os outros povos para ali apresentar suas orações e adorações ao Senhor.
Esta visão da graça de Deus , vai fortalecer no sentido de que a adoração teve alterações porque Jesus vai trazer uma declaração no sentido de que o referencial templo já não seria o local onde Deus iria adorar.


Jô 4
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
    22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
    23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
    24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Em todo processo de adoração no Novo Testamento, temos a figura dos estrangeiros , rejeitados  e os excluídos como agentes de adoração ao Messias.
Os religiosos não adoravam o Messias porque a visão era o Templo.
E todo judeus tinha no Templo a visão da adoração.
Porém Jesus não aboliu o local da adoração antes pelo contrario o que tivemos foi uma ampliação do local da adoração que ate então estava restrito dentro da visão judaica no Templo e na visão dos samaritanos era no monte de Samaria.
Jesus amplia a visão da adoração dizendo que o Pai quer adoradores que adorem em espírito e em verdade.
Prevendo a vinda do Espírito Santo , dando uma noção da restauração do Templo seguindo a visão de Amós

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade;  Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas.  Amós 9:11-12

Entender a visão da graça de Deus, ao lermos esta passagem tem que estar ligado a outras passagens.






Hb 13
15 Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
 16 Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz

O que temos então que observar e que os templo e necessário para que os estrangeiros e gentios venham ser restaurados.
A idéia de que templo (edifício) e uma visão do catolicismo romano e uma visão distorcida porque o tabernáculo  serve como referencial de adoração para que os estrangeiros , os gentios , os eleitos venham se encontrar para a adoração ao Senhor.
Percebe que a importância de termos um edifício , não deve ser visto com negligencia na verdade um local para adoração deve ser instituído em nossas vidas seja na casa, seja na loja, seja em qualquer lugar onde tivermos pessoas reunidas , ali deve ser o local ideal para adoração a Deus.
Mas saiba que neste local a presença de estrangeiros , gentios, de estéril , de eunuco deve ser um lugar para todos adorarem.

Is.54

1.“Cante, ó estéril,você que nunca teve um filho;irrompa em canto, grite de alegria,você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido”, diz o SENHOR.

2.“Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.

3.Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas.

4.“Não tenha medo; você não sofrerá vergonha.Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.

5.Pois o seu Criador é o seu marido, o SENHOR dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.

Dentro da visão davidica , temos na instituição dos levitas e sacerdotes o ápice da visão de adoração na forma da lei, agora que somos da graça de Deus e temos abolição do sacerdote levitico

Hb.7:11
Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?

Com esta mudança de sacerdócio , o termo levitas fica totalmente desprovido de força porque quando olhamos para a visão da graça de Deus , a adoração passa a ter uma nova alteração.
01.      toda igreja que adora a Deus , tem que apresentar seus sacrifícios ao Senhor .
02.      toda igreja que adora a Deus , tem que ser um lugar de comunhão entre pessoas.
03.      toda igreja que adora a Deus , tem que ser um lugar para receber estrangeiros , excluídos e gentios.
04.      toda igreja que adora a Deus , tem liberdade de escolher suas formas de adoração dentro da visão da graça de Deus.

Então como deve ser a adoração dentro da igreja , dentro da visão da graça de Deus.
Vamos a palavra que serve de orientação para o nosso estilo de louvor.

Ef. 5:18-19
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo

Cl 3:15-16
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai

Aqui temos uma pequena visão de como era realizado os cultos no Novo Testamento.

Nas passagens acima temos os seguintes verbos.

Falar, instruir, e Aconselhar com a palavra de Cristo.
A nova adoração da graça de Deus surge com tema principal a palavra de Cristo.
Depois temos o ato de salmodiar ( cantar cânticos alegres)
                                     Hinos
                                     Cânticos espirituais
                                     Ação de Graças
Tudo isso voltado para o Pai , procurando sempre alcançar bom testemunho para com os de fora.(estrangeiros, excluídos e gentios).
Percebe-se claramente que dentro desta nova forma de culto das igrejas que estavam sob a supervisão de Paulo , houve uma alteração do culto saindo da visão levitica/davidica para a visão da graça de Deus.
Onde temos os adoradores que se reúnem em espírito e em verdade conforme demonstrado por jesus.
Uma pessoa que se diz adorador deve focalizar sua adoração sob duas óticas.
Uma visão horizontal
O adorador vai se reunir na igreja , para que a sua adoração sirva como elemento de atração para estrangeiros, gentios e excluídos.
O restante  de Edom (significa vermelho), sabemos que Edom Edom é uma regência que precisa ser submergida, resgatada, restaurada pela unção de tabernáculo. Esaú é sinônimo de desprezo às coisas de Deus.
Ou seja a adoração na visão da graça de Deus deve promover.
Restauração , restituição, atração.

Uma visão vertical.
O adorador vai se reunir na igreja para que a sua adoração sirva como celebração a Deus e a glorificação ao seu nome.
Aqui temos adoração, louvor, cânticos espirituais e ações de graças.

Durante as próximas semanas iremos aprofundar sobre este assunto que e fundamental para o nosso ministério.

Fique na paz de Deus.
align:justify'> 
Naquele tempo, Israel tinha entrado em grande apostasia, não se importava com o templo, com mais nada. ‘‘Eles estavam acabados, mas Asa ouviu a profecia. A Palavra era para lançar fora todas as contaminações. Se você roubar a Deus, traz para sua casa abominação. É algo que dá direito ao diabo para te destruir. Muitos não conseguem prosperar porque existem coisas abomináveis em suas vidas.... Mas quando temos aliança com Deus, Ele nos abençoa’’,
Para que haja um futuro glorioso, afirmou, temos que nos limpar e oferecer um sacrifício. ‘‘Deus quer te levantar e te prosperar. Ele vai mudar sua condição de vida. Dentro desta aliança, Ele vai abrir as janelas dos céus sobre suas vidas!’’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário