Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

mentes cativas nao sonham

Mentes cativas não sonham, não realizam, não constroem

2 Rs 24
12 Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de Babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado.
    13 E tirou dali todos os tesouros da casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do SENHOR, como o SENHOR tinha falado.
    14 E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra.
    15 Assim transportou Joaquim à Babilônia; como também a mãe do rei, as mulheres do rei, os seus oficiais e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém à Babilônia.
    16 E todos os homens valentes, até sete mil, e artífices e ferreiros até mil, e todos os homens destros na guerra, a estes o rei de Babilônia levou presos para Babilônia.

2 Rs 25
6 E tomaram o rei, e o fizeram subir ao rei de Babilônia, a Ribla; e foi-lhe pronunciada a sentença.
    7 E aos filhos de Zedequias mataram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos de Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babilônia.
    8 E no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo nono de Nabucodonosor, rei de Babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de Babilônia, a Jerusalém.
    9 E queimou a casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou.
    10 E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derrubou os muros em redor de Jerusalém.
    11 E o mais do povo que deixaram ficar na cidade, os rebeldes que se renderam ao rei de Babilônia e o mais da multidão, Nebuzaradã, o capitão da guarda, levou presos.
    12 Porém dos mais pobres da terra deixou o capitão da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores.


Neemias 1
    1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,
    2 Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
    3 E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
    4 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.


Ne 2
16 E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.
    17 Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
    18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.


Todas as vezes que temos projetos grandiosos , temos que entender alguns processos que acontecem em nossas vidas.
Uma das primeiras estratégias do inimigo é eliminar todos os homens que possue algum tipo de dom ou talento no meio do povo e depois retirar os recursos necessários para manutenção do templo.

Vejamos quem foram retirados na medida em que jerusalém foi saqueada.
Tesouros do rei
Tesouros do Senhor
Vasos de ouro de Salomão
Príncipes
Homens valorosos (guerreiros)
Artífices (pessoa que é hábil nas artes)
E ferreiros ( pessoa que faz armas de guerras)
Homens destros para a guerra

E deixou na terra pessoas pobres para cultivar a terra.
Quando se tirou os melhores , os pobres perderam a capacidade de reagir e de construir qualquer coisa.
Resultado os portões de jerusalém ficaram queimados e toda cidade destruída.
Mentes pobres que não conseguem enxergar alem de sua capacidade de sobrevivência.
Lutam para viver o dia a dia.
As pessoas que tem tesouros , os príncipes, os guerreiros , os artífices e ferreiros são pessoas que tem visão.
Conseguem ir alem de suas capacidades
Conseguem ir contra as vicissitudes da vida.

Mas ainda assim temos algumas pessoas que permanecem na cidade , ou nos projetos e realizações.
O que acontece?
A próxima estratégia do inimigo.
Furar os olhos do rei Zedequias e colocar algemas
Quem não enxerga não tem capacidade de ver e falta noção de visão.
Quando temos um rei sem olhos e com  algemas quem limitam o movimento das mãos e dos pés.
Com as mãos amarradas e os pés presos não se pode ir muito longe.
Queimou a casa do Senhor
Queimou a casa do rei
Queimou a casa de Jerusalém
Queimou a casa dos grandes
Derrubou os portões
Derrubou os muros
O referencial de beleza, de grandeza e a gloria de Deus que estava no templo foi totalmente queimado e isso significa que quem ficaria na terra para cuidar do local seria os pobres que novamente teriam que sobreviver e se alimentar.

As pessoas que estão no cativeiro , ficam humilhadas, na miséria  e desprezadas
Deus procura Neemias para ser levantados para a restauração dos projetos.
Quem vivia em Jerusalém neste período?
Magistrados, sacerdotes , nobres ( pessoas que tinham conhecimento e visão ) no entanto estavam acostumados com a destruição de Jerusalém ,
viam os portões queimados;
viam  os muros caídos
viam o templo queimado
a forma de ver determinava os contornos da visão que se quer tomar.
Quando nos acostumamos com o inacabado, a ausência de projetos , tornamos pessoas insensíveis que não procura mudar muita as coisas.
E necessário que Deus levante um copeiro chefe que veja as coisas de um modo diferente e se proponha a edificar e restaurar o templo.
O fator acomodação nos leva a agir com se tudo fosse normal , mas aquilo que faz nos acomodar e na verdade o impedimento para que a gloria de Deus venha se manifestar.
Neemias vai levantar se e mostrar as pessoas que apesar de estarem vivendo em jerusalém , aquele local representava uma vergonha e desonra.
Por que afinal de contas o templo de Jerusalém onde se manifesta a gloria de Deus não poderia ser um lugar sujo.
O significado da palavra belzebu , isto é, o Se-nhor das Moscas. A mosca é um inseto nojento e trans-missor de doenças, pois transporta nas patas peludas os germes colhidos nos depósitos de lixo onde se cria.
Jesus afirmou que Belzebu e Satanás são a mesma pessoa. Satanás é, portanto, o Senhor das moscas e da podridão e corrupção, e Belzebu é o príncipe dos demônios como Satanás (Mt. 12:24)
Onde há sujeira , ali tem a visão do diabo que deseja impedir que vejamos a gloria de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário